Composteira – Para que serve e como fazer.

Olá novamente,

Com o intuito de criar um blog com conteúdo objetivo, interessante e ecológico, venho com mais uma matéria, que é sobre a composteira.

O que é uma composteira?

Composteira é um local designado para armazenar materiais orgânicos (fezes, restos de animais e vegetais, folhas, minhocas etc) que somados com os decompositores que são as bactérias e fungos, transformam o material em “composto”. Composto é o resultado, que somado com a terra torna-se uma rica fonte de nutrientes para as plantas.

Por que ter uma composteira em casa?

Simples, com uma composteira é possível nutrir hortas e plantações sem precisar utilizar fertilizantes químicos. Melhor para as pessoas e melhor para o meio ambiente. Ao invés de eliminar compostos orgânicos para o lixo, que é de onde vem o conceito de “lixo orgânico”, o material é utilizado para adubar.

Como funciona?

11

Pontos positivos:

Diminuição do lixo nas grandes cidades.

Diminuição do consumo de fertilizantes e produtos químicos que agridem o meio ambiente e as pessoas em prol do aumento da produção de alimentos.

Alimentos orgânicos são menos maléficos para o organismo.

Conclusão:

Ter uma composteira em casa é muito útil, porém trabalhoso. As pessoas precisam parar de contar com a indústria alimentícia, pois esses manipulam os alimentos e para aumentar a produção tornam esses alimentos danosos para nossa saúde. É necessário criar um próprio meio de se sustentar, com o fim de diminuir o consumo exacerbado de alimentos propícios a causar danos para a saúde. Portanto é sempre recomendado consumir alimentos com produção orgânica e sem mudanças genéticas, que são práticas muito comuns nos dias atuais criada pela industria alimentícia.

Como criar a sua composteira?

1 – Crie um depósito para armazenar o lixo orgânico.

Exemplos:

composteira-em-barris-minhocario RR__6955_2176d

2 – Armazene seus restos de materiais orgânicos no depósito durante 2 meses. Exemplos de materiais orgânicos:

– Restos de comidas (vegetais, frutas, animais).

– Fezes de animais.

– Folhas secas.

– Minhocas.

3 – Durante o armazenamento, procure deixar sua composteira no sol.

4 – Após 2, 3 meses misturando o material o resultado será simplesmente, terra, para jogar em sua horta e vasos de plantas, que fornecerá nutrientes suficientes para produção de frutas e verduras.

Anúncios

11 respostas em “Composteira – Para que serve e como fazer.

  1. Oi! Passei aqui só para esclarecer uma coisa: uma composteira bem aerada não exala mau cheiro. O mau cheiro aparece quando a decomposição dos restos orgânicos se dá de forma anaeróbia, aí a coisa fica com cheiro de lixo mesmo.

    Eu tenho uma de 200L na minha casa, semelhante às da primeira foto, e posso afirmar que ela praticamente não tem cheiro algum.

    • Olá Renata! Meu nome é Fábio Neves, sou estudante de ciência da computação. Formulei esse conteúdo com um pouco de prática e algumas teorias encontradas no google e wikipedia. Utilize-o como quiser!

  2. Pingback: Ciência Informativa | Compostagem, uma ideia inteligente!

  3. Nunca apague seu post, por favor. Quero fazer um projeto na rua da minha casa com os vizinhos. Criar uma horta e fazer a composteira caseira, com o objetivo de dar destino correto ao lixo orgânico e promover a socialização entre os vizinhos. Na minha cidade, temos um problema grave de saneamento e temos problemas devido ao destino incorreto do lixo orgânico. Tenho a vontade de fazer aqui e quem sabe provocar as outras pessoas que verem fazerem também. Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s